quarta-feira, 2 de outubro de 2013

100% sem Zé Roberto ou Elano

Foto: Fabiano do Amaral (Correio do Povo)

Poderia ser encarado como algo absurdo no início do ano. Ou melhor, vinha sendo tratado como impensável há bem pouco tempo. Mas a cada rodada, Renato Portaluppi vai dobrando os críticos. Nesta quarta-feira, mais uma vez resolveu deixar Elano e Zé Roberto no banco de reservas. E, como tem sido de costume, venceu (agora por 1 a 0). O treinador gremista abriu mão do futebol bem jogado dos dois para ter a briga e entrega de Riveros, por exemplo. Além disso, Renato está resguardado pela direção, que compactua da ideia de que, pelo bem da mecânica de jogo, o time ideal jogue sem um meia criativo. E o alicerce disso tudo são os números.

Se considerarmos somente os jogos do Campeonato Brasileiro, o Grêmio chegou a sua 5ª vitória conquistada tendo apenas volantes no meio-campo. Esta formação nunca empatou ou foi derrotada. São incríveis 100% de aproveitamento! Como combater tal ideia então? Já, se pegarmos os jogos em que Elano e Zé Roberto entraram com a bola rolando, o aproveitamento cai para 41,6%. Com a dupla desde o início então, os números são um pouco melhores: 44,4%. Alguém ainda ousa contestar o argumento de Renato?

"Se quiser ver só jogada bonita, lances de craque, muita técnica, vai ver o Barcelona jogar. Aqui não tem isso. (...) Muito time que diz que joga bonito, eu não vejo na minha frente. Estão bem longe na tabela", disparou o técnico tricolor em sua entrevista coletiva. E, justamente com os resultados, ele mostra que tem razão. E se alguém ainda tem dúvida, avalie abaixo...

- Sem Zé Roberto e Elano:
5v 0e 0d
100%

1x0 São Paulo
1x0 Flamengo
3x2 Vasco
3x1 Cruzeiro
1x0 Atlético-PR

- Zé ou Elano iniciaram jogo:
5v 3e 4d
44,4%

1x1 Santos
0x1 Atlético-MG
2x0 Náutico
3x2 Portuguesa
3x0 Bahia
0x1 Coritiba
1x1 Inter
0x2 Corinthians
2x0 Fluminense
1x2 Criciúma
2x1 Botafogo
1x1 Atlético-PR

- Zé ou Elano entraram no decorrer da partida:
1v 2e 1d
41,6%

0x0 Corinthians
0x0 Vitória
0x2 Goiás
1x0 Ponte Preta

Nenhum comentário: