sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Do menos para um dos mais

Foto: Jefferson Bernardes (Vipcomm)

A demissão de Dunga era iminente. Fato! Por mais que a direção negasse ou não tivesse esta vontade, o Inter rumava para este destino há semanas. O que espanta é que, apesar de não deixar títulos de grande expressão ao clube, Dunga deixará seu nome na história. Isso porque poderá ser, quem sabe, o único treinador da história a não comandar o time dentro do seu próprio estádio - no caso, o Beira-Rio. Em contrapartida, se encaminha o acerto com outro que se pode dizer, o Beira-Rio trata-se de quase uma segunda casa.

Enquanto Clemer pensa em como armará a equipe diante do Fluminense no próximo domingo, o presidente Giovanni Luigi permanece no Rio de Janeiro para acertar a contratação de Abel Braga (mesmo que negue). Campeão do mundo e da Libertadores com o Colorado, Abel é o 4º profissional que mais comandou o time na história (266 jogos) - atrás apenas de Teté, Cláudio Duarte e Dino Sani. Passou cinco vezes antes por Porto Alegre e, agora, pode ser a definitiva. Tanto pode encerrar a carreira por aqui, como pode se notabilizar por ser o treinador durante a reinauguração do modernizado Beira-Rio. Quer um atrativo melhor que este para convencê-lo a vir? Sim, pois parece que o único detalhe é que Abel gostaria de ficar descansando até dezembro, para somente em janeiro pegar outro trabalho.

O que também pode servir de charme (além de um polpudo salário) é o desafio. Em sua carreira, Abel Braga não tem o título da Copa do Brasil. Bateu na trave duas vezes (Flamengo em 2004 e Fluminense em 2005). E, mesmo que o Brasileirão esteja distante neste momento, ainda há a esperança mínima de uma conquista nacional. Bom, em um aspecto Luigi evoluirá se acertar com Abelão: será sua primeira contratação de um treinador 'não-aposta'. Os outros da gestão (Dorival Júnior, Falcão e Fernandão), com todo o respeito que merecem, não passaram disso. Abel pode até dar errado igualmente, mas neste momento qualquer outro nome pode ser um suicídio político para o mandatário colorado.

Nenhum comentário: