Foto: Ricardo Ayres (Photocamera)
Empatar em 1 a 1 com o Fluminense no Maracanã não é ruim. Acontece que, para quem persegue o Cruzeiro e sonha com o título brasileiro, somar apenas um ponto não é o ideal. Além disso, se considerar que o gol de empate de Rafael Sobis acontece praticamente nos acréscimos, é de se lamentar realmente. No entanto, colocar tudo isso na conta da arbitragem, é tirar o foco. O auxiliar errou (e feio) ao anular ataque de Kleber Gladiador, onde o camisa 30 ficaria na cara do goleiro carioca, podendo marcar o tento da vitória. Mas, minha tese é única: a arbitragem brasileira vive uma crise e, infelizmente, a banca paga e recebe.
O primeiro a reclamar foi o técnico Renato Portaluppi: "O lance foi fundamental no jogo. Não pode ocorrer um erro infantil como este. Deixamos dois pontos na Bahia, e dois pontos hoje por erros de arbitragem. Se fosse um lance difícil eu compreenderia". Tal pensamento foi reiterado pelo diretor executivo Rui Costa: "Daqui a pouco, vamos ter que invadir campo, dar declarações polêmicas. O Grêmio tem sido prejudicado em jogos que poderíamos ter vencido. Talvez tenhamos que pressionar, pedir uma arbitragem melhor para o Grêmio. Nós temos que fazer algo." Questionado de maneira mais forte pelo repórter Cristiano Silva, da Rádio GUAÍBA, que perguntou sobre a tese da "banca paga e recebe", foi repreendido. "Cristiano, tu és muito atento. Peço para que traga uma relação dos erros na próxima entrevista", retrucou Rui. Com todo o respeito aos profissionais aqui citados, resolvi me meter.
Busquei matérias em que polêmicas de arbitragem foram relacionadas em jogos do Tricolor. Não citarei o Gauchão, quando o Grêmio teve gol de Vargas anulado na eliminação contra o Juventude, em Caxias do Sul. Nem Copa do Brasil, onde o Corinthians reclamou gol mal anulado de Guerrero no Pacaembu, no empate em 0 a 0. Tampouco Libertadores, quando o Fluminense teve gol de Rhayner invalidado, em um novo 0 a 0, desta vez na Arena. Relacionei apenas Campeonato Brasileiro e lances capitais. Talvez, no fim, você chegue à mesma conclusão que eu: os árbitros e auxiliares não estão perseguindo o Grêmio - nem contra ou a favor. Apenas erram.
- A favor
29/09 - São Paulo 0x1 Grêmio: cobrança de falta e bola bate na mão de Kleber, que estava na barreira, dentro da área
18/09 - Grêmio 1x1 Santos: no fim do jogo, Thiago Ribeiro teve gol mal anulado que daria virada aos santistas
07/09 - Grêmio 3x2 Portuguesa: pênalti discutível em cima de Kleber, no final da partida, gerou a ira dos jogadores da Lusa
14/07 - Grêmio 2x1 Botafogo: auxiliar levantou bandeira e zaga carioca parou na hora do gol de Vargas. Árbitro validou gol, que foi legal
- Contra
12/10 - Fluminense 1x1 Grêmio: ataque mal anulado, Kleber ficaria cara a cara com goleiro Klever
09/10 - Grêmio 1x2 Criciúma: Zé Roberto é derrubado na área, mas pênalti não foi dado
21/09 - Vitória 0x0 Grêmio: impedimento mal dado, e Kleber teve gol anulado
Um comentário:
Contra a portuguesa teve 1 gol mal anulado do kleber penalti é discutivel, e contra botafogo arbitro chamou a responsabilidade onde obteve o acerto.
Postar um comentário