Foto: Alexandre Lops e Lucas Uebel
Se passarem por seus adversários deste final de semana, Grêmio e Inter farão a final da Taça Farroupilha. Se os colorados vencerem, novo Gre-Nal decidirá quem é o campeão estadual. E ainda tem o compromisso pela Libertadores. Passando por Universidad Católica e Peñarol, azuis e vermelhos se encontrarão nas quartas de final da competição sul-americana. Portanto, serão praticamente cinco Grenais consecutivos no próximo mês. Mas será que isso vai acontecer? Não se pode excluir outras possibilidades. Antes de fazerem o maior clássico do Rio Grande do Sul, Inter e Grêmio terão outros clássicos pela frente – de menor expressão, mas não menos clássicos.
Alguém ousa ignorar a rivalidade Juve-Nal? Pois neste domingo o Internacional irá revivê-la em Caxias do Sul. Aliás, foram anos de angústia contra o Juventude. Os colorados amarguraram a perda do Gauchão de 1998, em pleno Beira-Rio; os 4 a 0 pela Copa do Brasil de 1999 e todas as piadas sobre a “touca” da torcida papo. A raiva era tanta que o time se sagrou campeão estadual em 2008 fazendo extravagantes 8 a 1 na decisão (foto acima). Como alguém pode dizer que a rivalidade entre vermelhos e alviverdes não existe?
O mesmo se pode dizer do Gre-Cruz. Nascida na década de 30, a rivalidade entre gremistas e cruzeiristas ressurgirá neste sábado, com o agravante das discussões sobre a grama sintética do Estádio Passo D’Areia. Além do mais, ambos chegaram a se enfrentar em duas oportunidades nesta temporada. Na primeira, o Grêmio fez 4 a 2 e avançou à final do primeiro turno. Depois, na abertura do segundo, foi a vez do Cruzeiro-PA bater a meninada tricolor em pleno Estádio Olímpico por 2 a 0 (foto à direita). Portanto, fica a dica. Nada de pensar em Gre-Nal e levar de compadres os rivais deste fim de semana. Até porque, como disse o glorioso Jardel, “clássico é clássico e vice-versa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário