quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A festa dos não convocados

O que noutros tempos foi motivo de orgulho para os clubes de futebol, hoje é preocupação. A cada lista de convocação divulgada, os cartolas esperneiam nos microfones. Estão cobertos de razão! Agora, da 22ª rodada até a 24ª, o Campeonato Brasileiro será sangrado. Não bastou o que foi feito durante as Olimpíadas! Os times pequenos comemoram, afinal de contas, ninguém os convoca para nada. Os grandes, que deveriam ser as meninas dos olhos da CBF, se despedaçam em meio à competição.

O Grêmio, por exemplo, pela segunda vez, não terá Marcelo Moreno contra Atlético-Go e Corinthians. Convocado para a seleção da Bolívia, que encara o Equador no dia 7, o centroavante desfalcará o Tricolor dos mesmos confrontos que já havia ficado de fora no primeiro turno, coincidentemente. É verdade, os corintianos também perdem o goleiro Cássio e o volante Paulinho, mas e o Atlético-Go, quem os convoca para algo?

E o que dizer do Internacional então? Mais uma vez o trio foi chamado: Leandro Damião, Forlán e Guiñazu. O Brasil enfrentará África do Sul e China; o Uruguai pega Colômbia e Equador; enquanto os argentinos enfrentam Paraguai e Peru. Ficarão de fora dos duelos com São Paulo, Fluminense e Botafogo (destes, só o Flu não teve ninguém chamado). Até quando a CBF vai empurrar com a barriga ao invés de se adequar de uma vez ao calendário de jogos da FIFA? Por que não paramos a competição quando se tem jogos entre nações, como é feito na Europa? Quem perde com isso é única e exclusivamente o Brasileirão - produto mais vistoso do sr. Marín. Ou não?

Nenhum comentário: