segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Projetando o fim do ano

Na próxima quarta-feira, iniciamos o returno do Campeonato Brasileiro de 2012. O Gre-Nal, que encerrou a primeira etapa do certame, passou a imagem de que teremos até o final do ano um Grêmio brigando pelo título, enquanto o Internacional lutará para adentrar na zona da Libertadores da América. O panorama pode mudar de figura, é verdade. Diria até que qualquer projeção agora é uma certa leviandade. Mas, com o perdão do amigo, vou cometê-la. Fiz o seguinte: peguei jogo por jogo da 20ª rodada até a 38ª e coloquei os placares que mais apareceram de 2003 para cá (ano em que o campeonato passou a ser disputado por pontos corridos), considerando até mesmo o local das partidas. Assim, utilizando a média, projetei quantos pontos e com qual aproveitamento chegará a dupla Gre-Nal em dezembro. Vejamos...

Sendo assim, o Tricolor conquistaria mais 8 vitórias, 4 empates e 7 derrotas, alcançando os 65 pontos – o que daria um aproveitamento de 57%. Dentre os maus resultados que aparecem, fazendo com que a média de pontuação gremista caia, aparecem empates com Ponte Preta e Atlético-Go em pleno Olímpico. Do lado colorado, calculei: 9 vitórias, 5 empates e 5 derrotas, colocando o Inter com 63 pontos e 55,3% de aproveitamento. Seria um returno de altos e baixos, conquistando vitórias importantes como Botafogo, no Engenhão, e Atlético-MG, em casa. Entretanto, dentro do Beira-Rio, empataria com Sport Recife e perderia para o Fluminense.

Enfim, esta não é uma via de regra. Os tabus estão aí para serem quebrados. Afinal, quem diria que o Grêmio, com Luxemburgo no comando, venceria Cruzeiro, Botafogo e São Paulo fora de casa? E o Inter, alguém projetava empates xoxos com Náutico e Vasco em Porto Alegre? Pois é, certamente teremos novas surpresas no decorrer do Brasileiro. E, antes que me perguntem, deixo o recado: pela média, o último Gre-Nal do Olímpico, na última rodada, terminaria empatado.

Nenhum comentário: