domingo, 7 de julho de 2013

Renato, de onde parou

Foto: Mauro Vieira (Agência RBS)

A reestreia de Renato Portaluppi no comando técnico do Grêmio não foi a melhor de todas. O melhor, sempre, é vencer. Porém, pelo menos não perdeu - e chegou a estar atrás do placar. Graças ao gol de Barcos (sim, ele voltou a marcar!), empatou em 1 a 1 com o Atlético-PR, em Curitiba. Pois bem, alguém lembra como o Grêmio de Renato deu a volta por cima em 2010? Justamente no Paraná, contra este mesmo Atlético.

Há 3 anos, após estrear com a eliminação para o Goiás na Sul-Americana, o Tricolor perdeu dois jogos seguidos, para Ceará e Santos. A sombra do rebaixamento era gigantesca quando o Grêmio conseguiu arrancar um empate com o Atlético-PR na Arena da Baixada. Naquela oportunidade o tento de empate veio através do zagueiro Vilson (hoje no Palmeiras). A partir dali, a história que todos sabem. O Grêmio passou a colecionar bons resultados dentro e fora de casa. Em 22 jogos, foram 14 vitórias. Ou seja, dos 66 pontos disputados, 48 foram conquistados. Um aproveitamento assombroso de 72,7%. Da zona do rebaixamento à classificação para a Libertadores 2011.

Agora, como disse Renato em sua apresentação na Arena, são muito mais rodadas pela frente. Se conseguir repetir o feito dos 72% de aproveitamento, certamente Portaluppi fará dos gremistas campeões brasileiros. Será que conseguirá repetir o feito? Curiosamente, o capítulo inicial é exatamente o mesmo: 1 a 1 com o Atlético-PR.

Nenhum comentário: