segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tira-teima de 2010

Coritiba no almoço, Coritiba no jantar. Esse é o sentimento do torcedor gremista que terá de enfrentar nesta terça-feira o mesmo adversário do último sábado. A derrota de 2 a 1 do final de semana, no entanto, foi válida pelo Brasileirão. Agora o assunto é Sul-Americana. E o pior é que esta não é a primeira vez que isso acontece na vida tricolor.

Em 2010, Renato Portaluppi estreava como treinador do Grêmio em um duelo diante do Goiás, pela fase inicial da competição continental. Naquela oportunidade, porém, era o jogo de volta. Depois de ter empatado em 1 a 1 no Serra Dourada, o Grêmio acabou sendo surpreendido dentro de casa: 2 a 0. Em determinado momento, aterrorizado com o que via em campo, Renato chegou a virar para o banco de reservas e disparou: “O que fizeram com o meu Grêmio?”. Pois apenas três dias depois enfrentou o mesmo adversário, desta vez pelo Brasileiro, e o resultado foi o inverso: 2 a 0 para o Tricolor (gols de Willian Magrão). Era o início da arrancada que livraria o clube gaúcho do rebaixamento, rumo à classificação para a Libertadores 2011 – curiosamente, após o mesmo Goiás perder a final da Sul-Americana para o Independiente (ARG).

Por isso, a velha frase faz sentido: quem ri por último, ri melhor. Que fique a lição do Goiás. Até porque os gremistas não têm boas lembranças da Copa Sul-Americana. Até hoje foram 8 atuações, com apenas uma vitória e nenhuma classificação para a próxima fase. A expectativa é de que este ano a história se faça diferente, com o Grêmio desperdiçando o almoço, mas garantindo o jantar.

Nenhum comentário: