segunda-feira, 29 de abril de 2013
O brigadiano e o treinador
Foto: Marinho Saldanha (UOL)
Luxemburgo sorri, Dunga fecha o rosto. Assim, encaram a pressão de ser um treinador de futebol os atuais comandantes da dupla Gre-Nal. Em momentos como no sábado - quando eliminado do Gauchão 2013 -, Vanderlei não se entrega, não admite erros e ironiza as perguntas dos repórteres. No entanto, poucas vezes falta com o respeito aos profissionais da imprensa. E, quando o faz, logo de cara emenda uma piada sobre vinho, azedume ou 'bundas sendo encoxadas'. É o famoso media trainning aplicado pelo treinador gremista. Já o comandante colorado reage de maneira adversa.
Ao contrário do colega de profissão, Dunga venceu a semifinal, passou à decisão e poderá ser campeão estadual com antecedência. Mesmo assim, ele costuma partir para as coletivas de imprensa com a mesma raiva apresentada na África do Sul ou nos Estados Unidos, ao levantar a taça da Copa. Quando questionado, como foi pelo repórter Flávio Dal Pizzol, da Rádio GUAÍBA, indagando porque demorou para mexer no time, vai para o combate: "Fiz isso porque ganhei! O time estava encaixado, por que eu iria mexer? Quem mexe é professor Pardal e de professor Pardal está cheio por aí!". Ou seja, completamente sem necessidade. Seria muito mais prudente ele apenas responder. Sem ataques.
Porém, uma definição de Dunga na coletiva deste domingo define bem a profissão de técnico de futebol: "Treinador é como brigadiano. Quando o brigadiano age, as pessoas criticam. Quando não faz nada, as pessoas criticam também." Concordo em partes - na parte em que o pepino está na mão deles, e não na mão dos críticos. A cada dia, há um leão. Por exemplo: digamos que na quarta-feira o Inter perca para o Santa Cruz em Pernambuco, e o Grêmio goleie o Independiente Santa Fé na Arena. Os elogios que hoje são direcionados ao colorado, migrarão ao gremista. E a pressão que recai sobre os ombros de Luxemburgo, partirão para cima de Dunga.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário