quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O homem do futebol de Koff

Para os portugueses, o nome de Rui Costa cintila como um dos maiores do futebol nacional. Multicampeão por Milan, Fiorentina e Benfica, o meio-campista pendurou as chuteiras em 2008 e, desde então, atua como diretor esportivo do clube lisboeta. E o que o Grêmio tem a ver com isso? Pois bem, no dia 5 de novembro, quando Fábio Koff retornar de sua folga em Nova York, Rui Costa deve ser anunciado o ‘homem do futebol’ no vestiário gremista em 2013. Não, não é o ex-jogador da Seleção Portuguesa que está assumindo o Tricolor, mas o antigo assessor de Duda Kroeff. Lembra dele?

Depois de passagens pelos Departamentos de Administração e Jurídico, Rui Costa assumiu como assessor de futebol no meio de 2010. Ao lado de Alberto Guerra, teve a missão de tirar o Grêmio de um iminente rebaixamento que se desenhava após desastroso início de Silas no Brasileirão. Um dos primeiros passos da dupla foi a contratação do ídolo Renato Portaluppi como treinador e, a partir dali, o país viu uma arrancada incrível que colocou o clube no G-4, classificando-o para a Libertadores do ano seguinte.

No entanto, Rui Costa não teve a oportunidade de disputar a maior competição da América devido à mudança na presidência (Paulo Odone foi eleito). Agora, irá retomar o comando do futebol justamente aonde o deixou: na Libertadores. Ao seu lado não estarão mais Duda Kroeff ou Alberto Guerra. O mandatário será Fábio Koff, o colega assessor deve ser Omar Selaimen e o gerente de futebol deve ficar entre Paulo Angioni (hoje no Bahia) e Felipe Ximenes (do Coritiba). Perguntado sobre isso, Costa não confirma, mas deve ser oficializado: “Sou lembrado porque passei pelo futebol recentemente, mas não tem nada certo. Vamos deixar o Dr. Fábio Koff confirmar”. Rui terá um grupo diferente consigo, mas o mesmo objetivo: encerrar o trabalho iniciado em agosto de 2010.

Nenhum comentário: