terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Corpo são, mente sã

Nem sempre se tem a sorte e competência de se encontrar dois Zé Robertos dando sopa no mercado. Por isso, vejo como fundamental o Grêmio priorizar a permanência de seu camisa 10 antes de partir em busca de contratações. Por exemplo, de que adiantaria fazer loucuras para trazer Montillo se Zé Roberto escapasse pela porta dos fundos? Conversando com o colega e amigo Gutiéri Sanchez, cheguei (tardiamente) a esta conclusão na tarde desta terça-feira, acompanhando sua entrevista no canal SporTV. Que jogador de classe!

É o típico atleta inteligente! Isso porque são poucos os que se cuidam tanto, capazes de chegar aos 38 anos com o físico impecável. A partir de então, tendo pernas e pulmão, pode colocar em prática todos os ensinamentos que aprendeu durante a carreira. São situações semelhantes a de cidadãos da estirpe de Seedorf, Pirlo e Zidane. Tendo o ‘velhinho’ no seu grupo, Vanderlei Luxemburgo pode pedir a variação tática que bem entender, que terá um porta-voz caminhando no gramado.

E, ao que tudo indica, ele permanecerá para jogar na Arena. Resta saber por quanto tempo: por mais 6 meses ou 1 ano. Por quanto tempo seu corpo durar – e não aparenta estar tão próximo do fim. Zé Roberto apenas aguarda seu empresário chegar de Barcelona-ESP, onde reside, para enfim assinar sua renovação de contrato. Além de tudo é prudente. Apesar de jogador inteligente,  sabe que em certos assuntos é melhor chamar alguém mais experiente.

Nenhum comentário: