sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A primeira e última ponte para a Libertadores

Neste sábado, o Grêmio pode carimbar de vez seu passaporte para a Libertadores 2013. Para isso, basta fazer o dever de casa, vencendo a Ponte Preta, e torcer por uma combinação de resultados: derrotas de Botafogo, Vasco e Internacional. Esta será a última classificação para a maior competição da América dentro do estádio Olímpico. E, dentro deste aspecto, uma bela curiosidade: contra o mesmo adversário em que os gremistas saborearam a primeira vaga, em 1981.

A data era 26 de abril e mais de 98 mil pessoas compareceram ao ‘Velho Casarão’ para assistir à semifinal contra a Ponte Preta. No primeiro duelo, mesmo jogando em Campinas, o Tricolor havia vencido por 3 a 2. Na volta, a torcida gaúcha lotou o estádio, naquele que é considerado o maior público de todos os tempos do Olímpico. Mesmo assim, o time paulista saiu vitorioso por 1 a 0, gol de Osvaldo (que viria jogar no Grêmio posteriormente). Mas a derrota não brecou a passagem dos comandados de Ênio Andrade à final do Brasileirão – enfrentando e vencendo o São Paulo – e, consequentemente, a primeira Libertadores da história do clube.

No ano que vem, o Olímpico não irá sediar mais uma Libertadores. Ao invés da Azenha, os gremistas deverão rumar ao bairro Humaitá, onde se ergue imponente a nova Arena. Contudo, precisarão passar sobre a mesma ponte que atravessaram nos idos de 1981. Uma pintura do destino!

Nenhum comentário: