A campanha da dupla Gre-Nal no Brasileirão deste ano evidencia que a temporada do Grêmio foi melhor que a do rival – o que pode influenciar drasticamente nos resultados de 2013. No entanto, basta olhar para as categorias de base para ver que o Tricolor ultrapassou o Internacional no quesito ‘bola rolando’. Nesta segunda-feira, a CBF divulgou a lista de convocados para a disputa do Sul-Americano Sub-20: são 3 gremistas, contra 1 colorado (Leandro, Misael e Biteco pelo Grêmio, e Fred pelo Inter). É uma contradição com o restante da década, onde as listas de convocações tiveram supremacia colorada.
Na última edição do torneio, por exemplo, em 2011, foram 3 colorados (Juan, Romário e Oscar) contra 2 gremistas (Saimon e Fernando). Antes, em 2009, foram 4 atletas do Inter (Sandro, Tales, Giuliano e Walter), e apenas 1 do Grêmio (Maylson). Em 2007, a exceção: três convocados para cada lado (Muriel, Ji-Paraná e Alexandre Pato pelos vermelhos, Cássio, Lucas e Carlos Eduardo pelos tricolores). Porém, dois anos antes, apenas jogadores do Colorado foram chamados (Renan e Rafael Sobis). Por fim, em 2003, Daniel Carvalho representou o Inter, e o goleiro Andrey simbolizou o Grêmio.
Mas não para por aí. A virada tricolor neste ano aconteceu também dentro dos gramados sulistas. Desde as contratações de alguns profissionais, como o técnico Mabília, o Grêmio vem colecionando títulos, como a Taça BH e Gauchão Sub-15, e agora está na semifinal da Copa do Brasil Sub-20. Entretanto, o resumo do que representam as categorias de base para um clube de futebol foi sintetizado por Marcos Chitolina, em entrevista à Rádio GRENAL (AM 780 / FM 101.9): “Se me perguntarem se eu prefiro ganhar 10 campeonatos ou vender um jogador, eu respondo que prefiro revelar 10 jogadores e ganhar um campeonato”, disse o escolhido por Fábio Koff para gerenciar a base no próximo biênio. Resumo da ópera: na base, vale mais revelar um bom jogador do que levantar caneco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário